Quais são os estilos de liderança?

No último post falamos sobre o que é ser um líder e como esse papel mudou com os novos tempos que vivemos. Hoje trago para vocês os estilos de liderança.

Quando se fala em um ambiente de negócios, é preciso ter em mente que existem vários tipos de liderança. É que a forma como conversamos com os liderados, a relação estabelecida no ambiente de trabalho e os nossos comportamentos interferem diretamente no desempenho das equipes.

Por isso, é importante entender qual é o seu estilo de liderança e como ela pode beneficiar ou prejudicar a empresa.

O líder autocrático

Esse é o chefe clássico. Ele é quem toma todas as decisões e sua equipe apenas segue seu comando. Ele concentrar muito poder e ignora (em parte ou totalmente) as opiniões dos colaboradores.

O líder democrático

Os líderes democráticos são fãs da participação da sua equipe. Eles gostam de receber sugestões dos liderados e estimulam-nos para que assim o façam. Além disso, gestores com tal perfil são muito preocupados com a satisfação e o bem-estar do time.

O líder liberal

O líder liberal segue um tipo de liderança mais voltado para a delegação de tarefas. Ele entende que a equipe já é madura e não depende tanto de orientações, então confia na capacidade de autogestão de cada membro.

O líder coach

Esse é um dos tipos de liderança concentrado em desenvolver o potencial da equipe. O líder coach identifica competências, talentos e habilidades, além de instigar os funcionários a se aperfeiçoarem no ambiente corporativo.

O líder técnico

É um líder respeitado pela equipe, pois trabalha de modo técnico, conhecendo exatamente o que cada colaborador faz e tem potencial de fazer pela empresa.

O líder motivador

O líder motivador é capaz de inspirar os profissionais em busca de um objetivo comum, visto que seu trabalho é pautado no apelo emocional.

O líder carismático

O líder carismático consegue engajar a equipe e colaborar para a harmonia organizacional, porque une a persuasão e forte apelo emocional junto às pessoas. Assim, pode ser importante para a empresa, pois tem muita competência na resolução de conflitos e apresenta muita influência sobre os profissionais.

Como podemos ver existem muitos estilos de liderança, e um líder pode ter um pouco de cada um. Todos os estilos apresentam vantagens e desvantagens. O que vale mesmo é ser capaz de gerir as pessoas da melhor forma, q que dependerá das suas habilidades, da maturidade da equipe e da flexibilidade da empresa.

Lembre-se, todas as características de um bom líder podem ser conquistadas através de estudos e qualificação. Ninguém nasceu para ser líder. Todos nós podemos desenvolver as habilidades para nos tornarmos um líder de reconhecimento e ótimos resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *