O que é ser líder?

A pandemia trouxe novos modelos de trabalho e também exigiu um novo perfil de liderança. As empresas se depararam com novos desafios, hábitos e forma de gerir a equipe e consequentemente novos resultados.

O que antes era comum e certo na hora de liderar, hoje não é mais.

Mas, Karla, o que de fato mudou?

Vou listar pra vocês e quero que prestem atenção:

– Liderar não é mais apenas para o chefe. Aquele que comenda uma equipe e ocupa o cargo de gestão. Cada colaborador precisa liderar o seu trabalho. Como dizia Donald H. McGannon, um dos grandes executivos e líderes da TV americana: “Liderança é ação, e não posição”;

– “Aquele nasceu para ser líder” – esqueça essa afirmação. Não existe alguém com talento para liderança, existe aquele que tem competência, habilidade e mentalidade para liderar! Todas ações que são treinadas;

– Liderar é inspirar e não mandar. Os colaboradores precisam admirar seu líder e querer segui-lo;

– Ser líder não é nunca errar! Ser líder é ter soluções, fazer mudanças no meio do caminho e reconhecer os fracassos. Afinal, todos erramos e podemos consertar;

Vamos agora falar das competências que esse novo líder precisa ter?

  • Mindset e Execução Ágil – Pensar e agir sem perder tempo!
  • Gestão do Stress – Seu e da Equipe.
  • Gestão de crises – a cada dia é mais necessário saber liderar sob pressão.
  • Criatividade e Improviso – novas perguntas pedem novas respostas!
  • Gestor do clima e cultura – cuidar da “casa” empresarial para que todos trabalhem num bom ambiente.
  • Flexibilidade Cognitiva – aprender e desaprender constantemente.
  • Comunicação assertiva e empática – saber o que e como falar.
  • Líder coach – desenvolver sua equipe e estimular o pensamento e a ação.
  • Negociação e Resolução de Problemas complexos.
  • Embaixador da Marca Empregadora – é mais do que vestir a camisa, é defender a causa!

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