Como desenvolver resiliência

Bom, vou começar explicando o que é resiliência. Resiliência é um substantivo feminino que em sua forma física significapropriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

No sentido figurado, que é o que nos interessa, é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Vamos lá. É possível desenvolver resiliência?

Todo mundo quer que sua vida profissional seja tranquila. Queremos ter sucesso, felicidade e segurança. No entanto, não sabemos o que vai acontecer conosco amanhã, ou depois, ou mesmo agora. Obstáculos podem aparecer a qualquer momento. Mas tenho uma boa notícia, os seres humanos são adaptáveis. Sempre!

Quando não é possível controlar contratempos e decepções na carreira, você sempre tem o poder de escolher como responder a eles, simplesmente olhando por outro lado, por outra perspectiva. Uma das melhores ferramentas mentais à nossa disposição é a capacidade de transformar os olhares sobre as situações e pessoas e tomar atitudes que podem mudar nossa Vicência.

É ciência básica. O hábito de ampliar sua perspectiva regularmente tem efeitos cumulativos que ampliam sua zona de resiliência e desenvolvem a memória muscular para diminuir as decepções profissionais. Existem estudos sobre isso!

Os cientistas descobriram que expandir sua mente para assimilar o máximo de informações possível amplia seu leque de opções e possibilidades e cultiva clareza, criatividade e potencial para o sucesso na profissão. Por exemplo, uma série de estudos descobriu que as autoafirmações funcionam como “expansores cognitivos”, fornecendo uma visão mais ampla e difundindo a ideia de ameaças próprias. A prática regular de meditação também ajuda.

Vou dividir com vocês algumas dicas para desenvolver a resiliência. Anotem:

  • Substitua a autocrítica –que tira seu poder– pela autocompaixão –que fortalece sua resiliência e seu sucesso;
  • Use autoafirmações para cultivar um relacionamento distante com seu autojulgamento e observe a si mesmo de uma forma mais ampla;
  • Pense nas soluções ao invés de focar nos problemas;
  • Imagine sua carreira como uma aventura, que, eventualmente, tem desafios para resolver;

  • Concentre-se no lado positivo de uma situação de trabalho negativa;

  • Identifique uma oportunidade ao se deparar com uma dificuldade em sua carreira;

  • Gaste o tempo curtindo o presente tanto quanto se preocupa com o futuro ou lamenta o passado;

  • Tenha pausas durante os seus prazos;

  • Tire folgas para cuidar da saúde e não só quando ficar doente;

E ai, vamos começar a tarefa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *