Competências do profissional do futuro

O mercado está em constante evolução e, para conquistar as melhores oportunidades, é indispensável saber quais são as características exigidas de um profissional do futuro.

Tenha flexibilidade

Esqueça aquela forma de trabalhar do passado em que a pessoa iniciava a carreira em uma função e passava vários anos fazendo a mesma coisa. O profissional do futuro deve estar pronto para aceitar desafios, seja em assumir um cargo diferente na empresa em que trabalha, seja se aventurando em um nicho que é tendência do mercado.

A flexibilidade também é essencial para aceitar diferentes pontos de vista e, desse modo, obter bons resultados no trabalho em equipe.

Seja criativo

Não tenha medo de ousar e de expor suas ideias, porque as empresas esperam que seus colaboradores possam apresentar soluções diferenciadas e inovar. Sabe aquela expressão “pensar fora da caixa”? Então, é justamente isso o que o profissional deve fazer: usar a criatividade para modificar processos, produtos ou serviços e, assim, fazer a empresa sair na frente da concorrência.

Domine a tecnologia

Estamos na era digital, por isso é inaceitável que um profissional não domine ou não se mostre aberto para aprender as tecnologias da sua área. Muita gente acredita que isso é apenas uma exigência para quem é do ramo de TI, mas quem continuar com esse pensamento vai ficar para trás.

O profissional do futuro acompanha o dinamismo do mercado e está de olho nas inovações do seu segmento. Dessa forma, ele deve buscar meios de aprender a lidar com esses recursos para se diferenciar no mercado de trabalho.

Demonstre proatividade

As empresas enfrentam uma alta competitividade, sendo assim, esperam que seu time possa antever os problemas e buscar soluções antes que eles causem algum tipo de prejuízo.

Lidere!

Ser um bom líder é ter a capacidade de motivar equipes e de desempenhar um bom trabalho, extraindo o melhor de cada colaborador. O profissional do futuro que desenvolve essa competência é bem-visto pelos gestores e pode ocupar cargos mais altos e com melhores salários.

Comunique-se bem

Independentemente da sua área de atuação, você só vai se sair bem caso desenvolva a competência de se comunicar bem com os colegas, superiores e diferentes públicos.

É fundamental transmitir uma mensagem com clareza em uma conversa informal, ao apresentar sua ideia em uma reunião ou até mesmo para falar ao telefone ou redigir um e-mail. Uma boa comunicação envolve também saber a hora certa de ouvir o outro.

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