Manual prático para sua entrevista de emprego

Se você quer impressionar na entrevista de emprego e conseguir uma recolocação no mercado de trabalho, o primeiro passo é ter uma currículo impecável. Muitas vezes, uma carta de apresentação também pode auxiliar no destaque de suas qualidades.

No entanto, o currículo é apenas o primeiro passo na sua caminhada até chegar no seu destino final, a conquista da vaga.

Por isso, resolvi criar um manual prático de uma entrevista de emprego. Nas próximas linhas você terá acesso as dicas elaboradas por mim.

Acompanhe!

Como se preparar para uma entrevista?

Se seu currículo está devidamente atualizado (você pode conferir minha dica de como fazê-lo da melhor forma no link – https://karlaclarinda.ovale.com.br/2020/08/23/10-dicas-para-um-curriculo-perfeito/), sabe também que possui os conhecimentos e as habilidades necessárias para preencher a vaga.

Certo?

Agora é hora de saber como será a entrevista. Muitas empresas estão realizando seu recrutamento de forma on-line. E ai mora um perigo muito grande. É preciso se atentar para algumas situações.

Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Essa é uma das perguntas mais frequentes que candidatos fazem após preencher o seu

currículo. Porém, o fato é que não há grandes mistérios. O comportamento adequado de quem vai ser submetido a uma entrevista de emprego é naturalidade e calma.

É importante que o candidato já se prepare para a entrevista de emprego com a devida antecedência, sem deixar tudo para a última hora. Treine a sua dicção, escolha a roupa adequada e atualize o seu currículo bem antes da entrevista. Além do mais, é importante ser pontual e, claro, conhecer a empresa e a vaga.

É essencial que você saiba em qual terreno está pisando. Por isso, para saber mais a

respeito da empresa, busque informações no site e redes sociais, pesquise as principais características dela, tudo isso dias (ou semanas) antes da entrevista.

Fique esperto também quanto à vaga que você disputa. Saiba detalhadamente os

conhecimentos que ela exige. Isso vai auxiliar você a se sair bem diante de

questionamentos sobre a sua função.

Entrevista online

As entrevistas online podem ocorrer por meio de ferramentas como o Skype, o Zoom Meeting e o Google Meet, só para citar algumas. Ainda que em uma entrevista online você não divida a mesma sala com a pessoa que está recrutando, é importante não deixar de lado alguns detalhes básicos que dizem muito sobreo seu perfil.

Contudo, é necessário manter o cuidado com a aparência e falar claramente, por exemplo.

  • Escolha o local adequado: é importante estar em um lugar bem iluminado e que sofra o mínimo de interferência de ruídos externos, tais como carros buzinando, cães latindo e conversas de pessoas. Além disso, o cenário deve ser neutro, sem distrações como TVs, telefone celular e pessoas circulando no local.
  • Atenção ao seu visual: não há necessidade de colocar a sua melhor roupa, mas evite aparecer de pijamas, por exemplo, com cabelo desarrumado e expressão sonolenta. Mantenha a mesma postura profissional que você teria em uma entrevista presencial.
  • Avalie sua conexão: Antes da entrevista é importante testar a conexão da internet para evitar problemas. Uma dica, nesse caso, é conectar o cabo de internet do seu computador diretamente no modem.

Esteja pronto para as perguntas tradicionais

“Por que você quer trabalhar aqui?”

Relacione o seu desejo à história da empresa. “Porque quero fazer parte de uma organização que vem crescendo 15% ao ano”;

“Por que devemos contratar você?”

Responda com um exemplo relacionado ao cargo: “Porque, exercendo atividades similares, consegui resultados expressivos na minha carreira, como…”.

“Onde você se vê daqui a cinco anos?”

Essa pergunta serve para o recrutador entender se você tem um projeto de carreira que sirva para a companhia. Dizer que você pretende ser gerente não diz nada. Aprofunde sua resposta. Por exemplo: “Quero ter juntado experiência o bastante para liderar um projeto”.

Qual é o seu maior defeito?”

Nada daquele papo-furado de “sou perfeccionista demais”. Citar virtude como defeito é tiro no pé. Mencione uma deficiência e acrescente o que está fazendo para superá-la Por exemplo: “Tenho dificuldade em falar em público, mas estou fazendo um curso para resolver essa questão”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *