Empatia no ambiente de trabalho: você tem?

Você sabe o que é empatia? Muito se fala sobre essa habilidade comportamental, mas muitas pessoas não sabem o que, de fato, ela representa e como ela é importante no ambiente de trabalho.

Afinal, o que é? É bem simples. Podemos definir empatia como a habilidade de compreender outras pessoas. Uma pessoa empática consegue lidar melhor em qualquer situação, porque tem a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender o seu ponto de vista, mesmo que não concorde com ele.

No meio corporativo, exercer a empatia é uma forma de lidar com colaboradores e superiores tendo uma conexão verdadeira e eliminando conflitos. Ao contrário do que muitos pensam, a empatia não tem nada a ver com a servidão, com a falta de opinião ou controle sobre situações.

Ser empático não significa concordar com tudo, aceitar tudo e ser refém de outras pessoas. Uma pessoa empática consegue entender e respeitar os pontos de vista dos outros para expor as suas opiniões.

No ambiente de trabalho, estamos lidando com pessoas com as quais não convivemos o tempo todo e que, na maioria das vezes, não temos e nem criaremos nenhum laço afetivo, porém isso não diminui a importância destas pessoas em nossas vidas.

“A empatia no meio corporativo é essencial para relações de trabalho saudáveis e a possibilidade de melhores resultados para uma empresa”.

O autor Daniel Goleman (principal referência sobre Inteligência Emocional) identificou três tipos distintos de empatia e que valem a pena você conhecer:

Empatia Cognitiva: habilidade de entender o ponto de vista da outra pessoa.

Empatia Emocional: habilidade de sentir o que o outro sente.

Preocupação Empática: capacidade de sentir o que o outro precisa de você.

O que significa? A empatia emocional e a preocupação empática dependem de conexão emocional. Por isso, demandam um exercício contínuo para serem aplicadas na prática. Já a empatia cognitiva é uma habilidade básica que, com um pouco de reflexão e abertura, pode ser incorporada ao dia a dia de qualquer profissional.

Como ser uma pessoa empática?

Uma pessoa empática geralmente possui algumas características que permitem o desenvolvimento dessa habilidade, como por exemplo:

  • Tem vontade de ajudar os outros;
  • É bastante carinhosa e sensível com outras pessoas;
  • Buscar respeitar outros pontos de vista;
  • Não costuma julgar outras pessoas.

Se reconheceu em alguma dessas características? Lembre-se: A empatia é uma habilidade comportamental que pode ser desenvolvida. Bora praticar?

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