Home office: como ter uma rotina saudável trabalhando em casa

Dentre as mudanças no mercado de trabalho causadas pela quarentena, o home office foi a mais significativa. Entretanto, apesar de popularizado durante a pandemia, ele tem sido uma realidade comum para mais de 4,5 milhões de brasileiros que, segundo a revista Superinteressante, já exerciam suas atividades profissionais em casa antes de tudo isso acontecer.

O home office é uma tendência que veio para ficar e, com as consequências da pandemia do novo coronavírus, provavelmente vai crescer ainda mais, a nível mundial, no mercado de trabalho.

E para muitos a mudança repentina no modo de trabalho pode causar muito mais do que estranhamento, mas também uma falta de controle em horários, alimentação. Afinal, é você quem dita as regras agora. E ai vem a pergunta: como ter uma rotina saudável trabalhando em casa?

Segue algumas dicas que separei para vocês:

Nada de pijama! A vontade de ficar confortável em casa é imensa, mas isso pode fazer com que você se sinta mais relaxado durante o dia de trabalho do que pretendia. Então se vista como se fosse sair para trabalhar e encarne o espírito de escritório.

Tenha o seu espaço de trabalho: escolha um local – de preferência não a sua cama e nem o sofá da sala – onde você fará todo o seu trabalho. Um espaço delimitado já ajuda a criar uma rotina e os limites necessários. Decore com imagens e cores inspiradoras ou calmantes que ajudarão você a se concentrar.

Mantenha sua rotina mesmo em casa: organize sua rotina para que você não fique apenas em casa o dia todo, todos os dias. Sair para caminhar, fazer tarefas na rua e até tomar um café pode ajudar você a ter novas perspectivas até mesmo sobre o trabalho. Lembre-se que parte do trabalho remoto é a flexibilidade.

Atenção as distrações digitais: “Ah, vou tirar apenas dois minutos para olhar o Instagram e voltar ao trabalho”, você pode dizer. Mas dois minutos podem se transformar em 20 e, segundo estudos, pode levar cerca de 25 minutos para voltar ao foco novamente.

Otimizar é a palavra de ordem! Se você sabe que é mais focado no início da tarde, trabalhe em torno disso e organize sua programação de acordo. Deixe as tarefas que precisam de mais concentração para os horários que você sabe que vai ter melhor desempenho.

Se alimente bem! Comer em casa é uma das vantagens do trabalho remoto, mas, é bem comum que com o passar dos dias você tenha preguiça de cozinhar e vai acabar comendo qualquer fast food na frente do computador, pensando em otimizar o tempo. Não faça isso. Aproveite esse grande benefício e capriche nas refeições, inclusive formatando pausas para o intervalo. Tenha horários definidos: trabalhar em casa pode ser um pulo para se tornar um workaholic. Geralmente as empresas utilizam aplicativos que monitoram o tempo de trabalho dos funcionários, mas faça um esforço para trabalhar apenas o horário determinado, de forma bem focada. E depois disso, fique off-line e desative até mesmo as notificações de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *