Quais são as carreiras que nunca serão automatizadas?

Da mesma forma que a revolução industrial modificou o jeito de trabalhar das pessoas, os atuais desenvolvimentos tecnológicos estão transformando diversas áreas de atuação. Já existem, por exemplo, supermercados que dispensam atendentes humanos. Nem todos os serviços, no entanto, estão à mercê da revolução das máquinas.

Vale lembrar que máquinas não possuem criatividade, habilidades interpessoais e não são programadas para “pensar fora da caixa”. Logo, existem algumas profissões e atuações que não podem deixar de contar com o auxílio das mãos humanas.

Sabe quais são?

  • Profissionais criativos (como web designer, desenvolvedores de games, por exemplo). A imaginação e pensar fora da caixa são características exclusivamente de humanos.
  • As máquinas não se constroem sozinhas. Embora máquinas possam construir outras máquinas ou repará-las, é preciso que haja um elemento humano nesta equação. Por conta deste fato, até bastante óbvio, engenheiros mecânicos possivelmente jamais deixarão de ser solicitados.

  • Os experts em cibersegurança terão emprego garantido por muito tempo. Nos últimos tempos, o mundo presenciou inúmeros ataques de hackers a bancos, serviços de trem e até mesmo a hospitais. É preciso profissionais com habilidade de pensamento crítico que conheça a organização e proteja-a.

  • Os psicólogos nunca serão substituídos por máquinas. Essa atividade é altamente baseada na empatia, habilidade que máquinas não possuem.

  • Os chatsboots são rápidos e eficientes, mas nunca poderemos largar mão de um atendimento humano. Muitas vezes o cliente precisa de um humano para ser atendido e compreendido.

  • Apesar da inteligência artificial poder formar frases e até mesmo parágrafos com certo sentido, uma escrita não pode ser feita com seu primor sem uma mão humana.

Essas são algumas das carreiras que citei que não serão automatizadas. Existem diversas outras. Lembre-se, o ser humano é único, você é único 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *