Como buscar uma boa recolocação no mercado de trabalho?

Ano novo, vida nova! A frase mais falada em todo o começo de ano parece mesmo fazer sentido. Mudança de emprego a cada dois anos, antes característica marcante apenas nos profissionais mais jovens, agora é realidade também entre os mais experientes. Foi o que uma pesquisa do Page Group mostrou em seus resultados no ano passado.

O que motiva esses profissionais a buscarem nova recolocação no mercado de trabalho? A falta de oportunidade de ascensão profissional no atual emprego é o principal fator, segundo a pesquisa.

Em outros estudos, a busca de crescimento na carreira, salário maior, melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, flexibilidade de horário e localização mais fácil, também aparecem como motivos para uma busca de recolocação.

Mas, afinal, como conseguir uma boa recolocação?

Saiba seus reais motivos: É preciso entender a posição em que você está na empresa atual, seus objetivos e também o que faz com que você se sinta motivado. Também é importante, antes de decidir, analisar se as suas possibilidades de crescimento na empresa em que está já foram esgotadas.

Atenção ao mercado: o segmento que atua está prosperando ou está em crise? Ele oscila muito? É primordial você saber como andam as vagas na sua área, escassas ou abundantes?

Prepare-se para o mercado: se você quer mudar de emprego, precisa se preparar. Se o crescimento é o seu objetivo, avalie seu momento atual, trace um plano para preencher seus gaps ou para desenvolver as habilidades necessárias para o próximo passo de sua carreira.

Faça networking: uma boa rede de relacionamento nesses momentos são essenciais. Quando você tem ao seu redor pessoas que podem te ajudar a se recolocar no mercado o caminho fica mais fácil.

Esteja em movimento: entre em contato com Consultores, Headhunters e com os profissionais de Recursos Humanos das empresas que te interessam. Escreva um e-mail, ou um In-mail (mensagem do LinkedIn), personalizado, com seu currículo anexado. Mostre que está à disposição e pronto para novos desafios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *