Importância de fazer planejamento da carreira

Ter uma carreira de sucesso e almejar aquela cargo de chefia faz parte dos sonhos de muitos profissionais. Mas será que você está planejando a sua carreira pessoal? Pois é, mais do que depender do plano de carreira que a empresa tem para te oferecer, é importante você elencar quais os próximos passos que você quer dar na sua atuação no mercado

Segundo o filósofo Mario Sérgio Cortella, é importante reforçar uma distinção: emprego é fonte de renda, enquanto trabalho é fonte de vida. Trabalho gera vitalidade, emprego pode muitas vezes apenas dar dinheiro. E você, concorda?

Vamos falar sobre o plano de carreira. Você sabe o que é?

Como falei, ele pode ser pessoal ou estabelecido pela empresa. No primeiro, o profissional estabelece os objetivos e metas para a sua carreira. Além disso, também é importante definir as estratégias que podem auxiliar nessa conquista. Pode ser necessário conquistar um diploma, conseguir um título de mestrado ou doutorado, realizar uma pós-graduação, investir no empreendedorismo, etc. Cada etapa dependerá dos objetivos traçados.

Já o plano de carreira estabelecido pela empresa, é ela quem oferece melhorias na atuação do profissional para o bem estar dos colaboradores. Geralmente elas estimulam o funcionário a estudar, buscar cursos, todas as estratégias que agreguem no trabalho realizado por ele dentro da corporação. Dessa forma, o plano de carreira da empresa possui o percurso que o colaborador desde o seu ingresso na organização.

Como ter um plano de carreira pessoal?

Primeiro é preciso saber onde você quer chegar e qual o caminho terá que percorrer. Criar estratégias e ter metas definidas facilitam você chegar ao ponto que deseja. O plano de carreira proporciona um direcionamento mais assertivo e evita perda de tempo com estratégias que não agregarão em seu futuro profissional.

Você, tem pensado no seu plano pessoal de carreira? Onde quer chegar? Vale a reflexão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *