Vaga temporária: por que não?

Nessa época do ano aumenta a quantidade de vagas temporárias. Se você está à procura de emprego, mas quer aquela vaga perfeita, na empresa perfeita, com contrato fixo perfeito e com salário perfeito, o que acha de tentar se encaixar em uma vaga temporária? Pense que, ao conseguir um emprego, mesmo que temporário, você estará mais perto da perfeição do que estando desempregado. E, ainda, que esse emprego temporário pode se tornar fixo ou se tornar a ponte para um emprego estável. Vamos mandar o preconceito para longe e considerar estar empregado(a) nos próximos meses.

Apesar de parecer mais fácil – afinal, as exigências em um trabalho temporário são mais flexíveis -, conseguir uma vaga temporária não é tão simples, e você deve ter cuidado para não cair em ciladas. Como muitas vagas surgirão, a principal dica é ficar de olho nas condições de trabalho. Agora, se você quer preencher uma vaga temporária, fique atento às oportunidades e siga essas dicas.

Capriche no currículo

Não é porque a vaga é temporária que o currículo tem menos importância. Entenda que seu currículo tem que ter um efeito de um outdoor na rua. O entrevistador tem que bater o olho e selecionar para a leitura. Por isso, o currículo tem que ser atraente e estar conectado com a vaga.

Entenda sua vocação

Procure vagas que tenham a ver com sua experiência, mas acima de tudo com a sua vocação. Todos nós podemos ter potencial para atividades que nunca imaginamos, e você pode descobrir um novo talento ou estimular um talento adormecido, transformando sua vocação em dinheiro.

Trace uma estratégia

Encontre as vagas e trace uma estratégia. Não adianta atirar para todos os lados. Por exemplo, percorrer trajetos desgastantes num mês de muito trânsito vai te fazer perder dinheiro e tempo. Sendo assim, selecione vagas perto da sua casa ou fáceis de acessar, evitando atrasos no período temporário já que você deve zelar sempre por sua imagem profissional.

Entenda as demandas dessa época

A maioria das vagas temporárias surgem tradicionalmente do comércio: vendedores, estoquistas, auxiliares de cadastro e assim por diante. Esse tipo de contratação acontece para dar suporte a um movimento de clientes maior que o normal. Portanto, não conte com horário certo para sair e entenda as necessidades da vaga. Nesse tipo de trabalho temporário, muitos imprevistos acontecem e este é o momento de ouro do comércio. Ou seja, prepare-se para segurar o rojão.

Se apresente bem

Lojas de roupas e calçados são duas das que mais contratam. Normalmente, há salário fixo e mais comissão, o que garante boas perspectivas de grana extra. Mas saiba que sua apresentação pessoal vai contar no preenchimento dessas vagas. Use uma roupa adequada e limpa, esteja com o cabelo bem cortado e unhas bem cuidadas. Esses pontos pesam na hora da contratação.

Seja honesto

Durante a entrevista, seja honesto! Fale sobre seu potencial e experiências anteriores com clareza, mas não minta sobre feitos e funções anteriores. Em pouco tempo a fantasia será engolida pela realidade.

Trabalhe duro

O trabalho temporário não é menos importante do que um trabalho fixo. Quando o período de sua contratação terminar, o critério para efetivação será baseado em sua performance! Portanto, trabalhe com determinação e exerça a sua função da melhor maneira possível.

Nunca desanime

Não desanime e nem deixe de cumprir seu trabalho com entusiasmo até o último momento. O esforço de um profissional contratado temporariamente tende a diminuir nos dias ou horas que antecedem o término do contrato, porém, o empenho e dedicação do profissional não podem oscilar. Persista, busque valorizar a sua jornada no trabalho temporário e não coloque tudo a perder.  

Faça networking

Mesmo que seja um trabalho temporário, crie bons vínculos com as pessoas. Fazer networking é uma ferramenta poderosa no mercado de trabalho.

Por fim, o trabalho temporário faz que você saia da inércia, renova suas energias, aumenta sua autoestima e, ainda, rende um bom dinheiro. Ou seja, encontrar um trabalho temporário pode ser o início de um caminho promissor no âmbito profissional. Então, sacuda a poeira e saiba que essa pode ser a hora de você dar a volta por cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *