As gerações e suas características no mercado de trabalho

Muito se fala nas empresas sobre as diferenças entre as gerações e os eventuais conflitos advindos das diversas concepções de mundo, de vida e de trabalho. Vamos conhecer um pouco mais das principais características de cada geração e quais são suas aspirações.

Baby Boomers – É a geração que nasceu entre o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) e a metade da década de 1960, e é representada por uma expressão que denota a explosão das taxas de natalidade após a guerra. No Brasil, os Baby Boomers cresceram em um período de expansão na indústria e de prosperidade econômica (que não se mostraria duradoura). Eles fazem parte de um grupo com alto poder aquisitivo e hábitos de consumo exigentes.

No mercado de trabalho, os Baby Boomers se mostraram fiéis às companhias. Nelas, permaneceram por muitos anos e, de modo geral, alcançaram cargos de destaque. Seu desafio atual é lidar com as gerações X e Y, uma vez que possuem visões de mundo e perspectivas diferentes sobre a vida e a carreira.

X – Formada por pessoas nascidas de 1960 a 1980, a geração X acompanhou o início da evolução tecnológica, com o surgimento, mesmo que incipiente, do computador pessoal, da internet, do celular, da impressora e do e-mail, entre outras (r)evoluções.   Essa geração gosta de variedade, odeia a rotina e estabelece metas voltadas para novas oportunidades e desafios.

A geração X prioriza o aprendizado de novas habilidades e que tragam chances reais de crescimento. Muitos dessa geração chegaram à idade adulta alimentando sonhos e desejos que, para serem alcançados, demandariam muito esforço e determinação.

Y ou Millennials – Grupo dos nascidos de 1980 a 2000, é considerada a geração da liberdade e da inovação, tendo vivenciado uma série de mudanças em relação a comportamentos, aspirações e estilos de vida. Os millennials estão sempre conectados, pois se desenvolveram em meio à era da informação e dos avanços tecnológicos.

Os jovens desta geração têm a característica de serem multitarefas, de conseguirem o que querem e de não se contentarem com tarefas subalternas. Por possuírem alta capacidade criativa e gosto por desafios, precisam de motivação no ambiente de trabalho e não hesitam em procurar outras oportunidades se não obtiverem reconhecimento, pois preferem adquirir experiência em diferentes áreas de diversas empresas, do que trabalhar anos em uma única função numa mesma empresa.

Outra característica marcante da geração Y é a do engajamento em movimentos sociais organizados.

Z – A Geração Z, que compreende os nascidos na década do século XII, convive com a tecnologia desce cedo, tendo facilidade para entender o mundo em sua volta. É a geração que melhor compreende o funcionamento das novas ferramentas e, por isso, quando o assunto é tecnologia digital, está sempre um passo à frente das demais.

É considerada a geração mais diversificada em termos raciais e étnicos. Carrega como característica marcante a autoconsciência, em detrimento do egocentrismo, e tende a preferir um ambiente de trabalho com condições de igualdade, onde não haja barreiras entre os funcionários dos diversos cargos. Em geral, é uma geração que busca a verdade acima de tudo e, por consequência, é consumidora de produtos de empresas que carreguem essa verdade.

Alpha – São as crianças nascidas a partir de 2010, filhos dos Millennials e que pertencem a uma geração integrada à tecnologia e conectada desde sempre. Estamos vendo e aprendendo quais são (serão) suas características daqui para frente.

Como podemos ver, as diferenças entre as gerações são evidentes. O que não deve ser evidente é a necessidade do conflito e do antagonismo. O profissional inteligente, seja ele de qualquer geração, compreende essas diferenças e procura assimilar o que há de melhor nas demais gerações. O mundo não para e quem permanecer aprisionado a ideias e concepções atrasadas será atropelado por ele. É o ciclo da vida, simples assim. Procuremos evoluir, sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *