A revolução dentro do novo mercado de trabalho

Há muito tempo escuto que o mercado de trabalho mudou. Agora então, com a pandemia, houve uma revolução dentro desta mudança. O mundo não será o mesmo quando tudo isso passar e o profissional pós-pandemia precisará se reinventar para se posicionar nessa nova realidade. A requalificação e readaptação são as palavras-chave para este momento.

Nunca a tecnologia esteve tão presente no mercado de trabalho e, por ser um caminho sem volta, é necessário que o “novo profissional” saiba lidar com ela. Interação e interatividade vieram para ficar, e isso vale para todas as áreas.

Ter uma notável formação acadêmica, cursos de qualificação, um segundo idioma e, até, experiência internacional, já não são fatores primordiais para a escolha de um candidato. Hoje, a capacidade para resolução de questões práticas e a inteligência emocional se sobrepõem ao “currículo perfeito”.

Você já ouviu dizer que as contratações são realizadas pela capacidade técnica e a demissão pela capacidade emocional? Essa tendência está relacionada aos já famosos “soft skills” (termo em inglês utilizado para definir características comportamentais). Portanto, a inteligência emocional pode ser decisiva para você se manter na cadeira daquele tão sonhado posto de trabalho.

Os profissionais mais bem vistos no mercado são aqueles que sabem trabalhar em equipe, são resilientes, lidam bem com a pressão do dia a dia, exercitam a empatia e tem uma comunicação assertiva, clara e objetiva

O modelo de trabalho também mudou. De uma necessidade emergencial, o “home office”, que já era uma tendência, tornou-se uma possibilidade que, na minha opinião, veio para ficar. Os profissionais que mais se encaixam neste novo modelo são os autogerenciáveis, que produzem com qualidade sem a presença do líder no dia a dia, cumprem os prazos e entendem o que é liberdade com responsabilidade. As empresas já estão alterando suas formas de contratação, buscando, sim, profissionais com competências técnicas para trabalhar, mas que tenham, também, capacidade emocional elevada.

Os candidatos que buscarem aprendizados fora da sua área de atuação, também levarão vantagem neste “novo mercado de trabalho”. Darei aqui um exemplo. O profissional da área financeira precisa entender de tecnologia, bem como um engenheiro precisa entender de finanças. Já o profissional de tecnologia precisa entender de comunicação. Com a internet, é possível fazer cursos e aprimorar conhecimentos sem sair de casa e gratuitamente. Portanto, não há mais razões para desculpas.

A contratação do tipo PJ (pessoa jurídica) está em alta e é uma alternativa para os que já notaram que há vida além do contrato CLT. Estar disposto a dar alguns passos para trás, além de uma questão de sobrevivência, pode lhe abrir novas portas. Se você tinha um cargo de gerente, supervisor ou líder, por que não aceitar uma posição de especialista ou até mesmo de consultor?

Trago aqui algumas dicas para você se destacar neste momento de mudanças.

Deixe seu currículo atrativo (pesquise no Google novas ideias). Mas, certas coisas não mudam, como a ordem das informações no documento:

  1. Nome completo – Objetivo
  2. Data de nascimento, bairro, cidade e telefone atualizados (nada de números de CPF e RG).
  3. Cursos e Especializações – Trabalho social tem destaque.
  4. Principais projetos e melhores resultados obtidos.
  5. Empresas que trabalhou (da mais atual para a mais antiga). Importante: destaque os cargos, período e atividades exercidas.

E o LinkedIn também ganhou destaque nessa busca, pois ele é uma ferramenta gratuita onde você tem fácil acesso às oportunidades. Deixe seu perfil com informações semelhantes com seu currículo.

Feito isso, pau na máquina e avante! Sabe aquela frase, quem não é visto não é lembrado? Então, realize os ajustes necessários no seu perfil e faça acontecer, pois a sorte aparece para quem se movimenta. Mantenha a calma, pois o mundo mudou, mas não parou, assim como as vagas de emprego. Tenho certeza que, tendo em mente essa reflexão que acabamos de fazer, você alcançará seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *