Os novos empregos (alguns nem tanto) do “novo normal”

O mercado de trabalho não será o mesmo após a pandemia e você deve estar preparado para as oportunidades que se apresentarem. Novas vagas em novas áreas estão surgindo, e você como está? Parado? Ah, não!

Antes de começarmos a falar sobre o “novo normal” do mercado de trabalho, preciso dizer uma coisinha sobre a empregabilidade nesses novos tempos. Os profissionais que mais se destacarão são aqueles que tem algumas competências comportamentais essenciais para este momento. Entre elas, destaco a flexibilidade, perfil autogerenciável, adaptabilidade e atuação multitarefas.

Já não há mais espaço para o profissional que entrega apenas o arroz com feijão, pois é preciso entregar mais. Não chega a ser surpresa que entre as áreas em alta está a tecnologia. Mas calma, há espaço para muitas outras dentro deste “guarda-chuva”. Um profissional de finanças precisará entender de linguagem de programação, por exemplo. Já o profissional da área da saúde terá que saber manusear com muita destreza as planilhas de informações. Enfim, quem não caminhar junto à tecnologia terá dificuldades a mais.

Nos últimos tempos venho me debruçando sobre este novo mercado em busca das profissões que serão o must das próximas estações. E compartilho com você minhas análises, amigo leitor e amiga leitora.

Coach de metodologia agile

Nos conceitos corporativos, o conceito agilidade não se refere somente à velocidade, mas também a resultados e entregas de qualidade. Esse profissional pode trabalhar em todos os departamentos, sendo responsável por orientar e ajudar no treinamento de equipes, utilizando ferramentas e metodologias para a obtenção de resultados eficazes.

Motorista

Pode até parecer se tratar de uma profissão “comum”, mas o motorista é aquele profissional essencial para a logística de qualquer empresa, sendo responsável pela entrega adequada de produtos e agilidade dos processos. Agora, o motorista pós-pandemia terá também que saber negociar e possuir conhecimentos de informática. O setor de logística certamente precisará muito desse profissional.

Recrutador(a) especialista em tecnologia da informação

Com a área de tecnologia em alta, surge a necessidade de profissionais de recursos humanos especialistas nesta demanda específica. Não há necessidade deste profissional ser formado em TI, e sim ter conhecimento das novas tecnologias. A primeira coisa que é necessário saber é que a TI se divide em 2 linhas: desenvolvimento e infraestrutura. Sabendo as características da área, fica mais fácil atender as necessidades da empresa contratante e falar a língua dos candidatos à vaga.

Engenheiro(a)  de cibersegurança

A segurança cibernética é hoje um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio digital, já que ataques hackers podem causar prejuízos de bilhões em pouquíssimo tempo. Qualquer dispositivo conectado à internet pode estar vulnerável a ataques cibernéticos e, por isso, a segurança de dados na rede se tornou um ponto de atenção para as empresas. A função de um engenheiro de cibersegurança é monitorar o sistema da empresa e cuidar da infraestrutura de toda a rede, implementando processos e evitando ataques virtuais.

Especialista em Inteligência Artificial (IA)

Esse é considerado o profissional “petróleo”, pois a inteligência artificial já faz parte da nossa realidade em diversas ações que realizamos.  O especialista em Inteligência Artificial é responsável por desenvolver e pesquisar novos algoritmos, com foco na criação de sistemas inteligentes por meio de linguagens de programação.

Desenvolvedor(a) ou programador(a) de JavaScript

O foco do desenvolvedor em JavaScript é programar e implementar sistemas em JavaScript, uma linguagem de programação estruturada. Junto com o HTML e CSS, o JavaScript é uma das três principais tecnologias do mundo da internet.

Cientista de dados

Os cientistas de dados são especialistas analíticos que possuem grande conhecimento em matemática e programação. Eles são responsáveis por interpretar grande volume de números.

A procura por profissionais dessa área se dá por conta do big data e dos avanços da inteligência artificial e tecnologia no geral. Esse campo de atuação abrange graduados em ciência da computação, engenharia da computação e matemática aplicada, por exemplo.

Engenheiro(a) de dados

Os engenheiros são responsáveis pela construção da infraestrutura de dados, se responsabilizando por construir e manter sistemas de armazenamento e processamento de dados. Eles atuam na organização, distribuição e recuperação de informações com foco na otimização do desempenho.

Assistente de mídias sociais

O assistente de mídias sociais é responsável por criar conteúdo, artes, anúncios e interagir com clientes através das redes sociais e aplicativos interativos. O profissional de publicidade e marketing é um dos mais requisitados para essa função, sendo necessário estar sempre atualizado com as novas tecnologias e ferramentas de marketing digital.

Gestor de mídias sociais

O gestor de mídias sociais é responsável pela gestão da equipe de social media da empresa. Entre as suas atividades estão a estruturação de conteúdo, analise e monitoramento de acessos e interação com os usuários. Esse profissional precisa ter afinidade com a produção de conteúdo e conhecimento de redes sociais e ferramentas de criação de arte. 

Representante de vendas

O excelente vendedor continua sendo aquele que vende até pneu furado, mas algumas características mudaram. Agora ele precisa entender também de estratégias de vendas e mapeamento de mercado. O representante de vendas é a pessoa que “veste a camisa” de uma marca ou produto. Além disso, esse profissional é responsável pela comunicação constante com os clientes da companhia.

Especialista em sucesso do cliente

O especialista em sucesso do cliente é responsável por garantir uma relação de alta qualidade entre empresa e cliente do começo ao fim de uma compra.  Esse profissional deve entender que o seu cliente pode ser o divulgador de seu produto ou serviço, para o bem e para o mal.

Desenvolvedor de plataforma Salesforce

A Salesforce é uma companhia americana considerada uma referência no mercado de softwares de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução livre). O Salesforce é um dos sistemas CRM mais fortes do mercado, e os programadores especialistas analisam os processos da empresa, desenvolvem fluxos de trabalho e geram soluções para necessidades específicas do negócio.

Atualmente, a centralização de todas as interações entre uma empresa e seus clientes em um único banco de dados é uma das tarefas mais relevantes em diversas empresas.

Investidor Day Trader

O day trade é uma operação estratégica de curto prazo que consiste na compra e venda de ativos no mesmo pregão, com foco no lucro embasado na variação de valores em um único dia. Por exigir análises e tomada de decisão rápidas, os conhecimentos mais procurados para este perfil de profissional são bolsas de valores e mercado de capitais.

Consultor(a) de investimentos

O consultor de investimentos é o profissional que orienta o cliente nas tomadas de decisões para a realização de investimentos no ramo financeiro. Ele é responsável por montar uma estratégia que possibilite rendimentos expressivos ao seu cliente.

Essas são algumas das profissões de destaque do novo panorama nacional e é claro que existem outras. Se você deseja estar dentro deste contexto, qualifique-se para navegar neste mar de oportunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *