Online: o ‘novo normal’ das entrevistas de emprego

A pandemia do novo coronavírus chegou para mexer com tudo o que estava estabelecido. E ela veio acompanhada da necessidade de reinvenção da maneira que anteriormente executávamos diversas tarefas da nossa rotina pessoal e profissional. Como não poderia ser diferente, a relação entre empresas e candidatos no momento da contratação também mudou. Diante da impossibilidade do encontro presencial, o vídeo currículo e, principalmente, a entrevista online hoje fazem parte do “novo normal” da empregabilidade.

No entanto, não há motivos para pânico, calafrios e siricuticos. A maior mudança é que agora a telinha do seu smartphone, tablet ou computador faz a ponte entre você e o recrutador. De resto, o processo conserva as etapas realizadas anteriormente. Na prática, a grande diferença é que não há mais abraços, beijinhos no rosto, nem apertos de mãos. E, como diz a musiquinha, não se trata de desprezo, e sim de proteção de todos os envolvidos.

Vamos então a dez super dicas para você mandar bem no vídeo currículo e na entrevista online.

1-  Estruture um roteiro

Seja para o currículo ou entrevista virtual, estruture previamente um roteiro que lhe ajudará a apresentar as informações sobre sua trajetória profissional de maneira objetiva, clara e eficaz, estimulando o recrutador a querer saber mais sobre você.

2- Prepare-se

Estar preparado e tranquilo é fundamental quando você quer mostrar quem é de fato é e o que pode oferecer à empresa que pode lhe contratar. Neste contexto, o treino é indispensável. Não tenha vergonha de se “entrevistar” em frente ao espelho, e várias vezes, até que você esteja satisfeito(a) e seguro(a) com sua performance.

Se atente também à iluminação do local, ao bom funcionamento do equipamento e à sua vestimenta. Não é porque você está em casa que o pijama é permitido. Vista-se da mesma maneira que você faria se a entrevista fosse presencial.

3- Direto ao que interessa

Normalmente, um recrutador tem inúmeros vídeos para assistir. Por isso, é importante apresentar um conteúdo coeso e breve. O recomendado é que o vídeo tenha, no máximo, dois minutos de duração, com a apresentação das informações de maneira clara e direta.

4- Não é só apertar o REC

Conteúdo e preparação pessoal são as estrelas de um currículo por vídeo. Mas, o capricho na gravação e a escolha do equipamento adequado também contam pontos na elaboração do material.

O candidato pode utilizar o seu próprio smartphone/webcam e programas específicos para edição disponíveis no mercado que auxiliam na adequação e estruturação de um bom currículo. A gravação deve ser feita com o celular na posição horizontal e utilizando a câmera traseira.

5- Organize-se

O local de gravação deve estar iluminado (luz natural sempre cai bem) e o ambiente organizado. Falando em ambiente, é importante que você escolha um local silencioso. Se você divide a casa com outras pessoas, certifique-se de que todos sabem que você não poderá ser interrompido naquele momento.

6- Ombro pra baixo! Peito pra fora! Barriga pra dentro!

Você sabia que a linguagem corporal diz muito sobre o candidato? Isso porque nosso corpo transmite sinais sobre quem somos e qual momento estamos passando. Por isso, mostrar-se confortável e com postura adequada é fundamental para um bom vídeo.

A postura em frente à câmera deve ser de confiança, sem se deixar intimidar pelo objeto, e com um tom de voz adequado. Conforme já mencionei, o melhor recurso para você melhorar seu desempenho é o treino, que diminui o nervosismo e auxilia na comunicação eficiente e objetiva.

7- Demonstre interesse pelos valores da empresa

Um trunfo pode ser conectar suas principais competências com a missão, visão e valores da empresa. Dessa forma, você vai mostrar para o selecionador que tem conhecimento e está antenado sobre a organização.

8- Enfatize seu interesse pela vaga

No final do vídeo, você pode concluir agradecendo a oportunidade e reforçando seu entusiasmo com a vaga. Demonstrar o interesse ao detalhar os seus conhecimentos e experiências é uma boa estratégia nesse momento, pois mostra seu desejo em passar de fase.

9- Seja criativo, mas sem exageros

Muitas vezes, os candidatos buscam um diferencial para encantar o recrutador e o vídeo pode ser o meio ideal. No entanto, é importante que ele esteja adequado à área e à empresa em questão. Currículos de profissionais de Marketing podem conter recursos dinâmicos e inovadores, já os de profissionais da área Jurídica devem ser mais formais.

10- Acredite em você!

Tenha calma, clareza e segurança na fala, pois ela será um diferencial para você alcançar essa oportunidade. Aja como se estivesse, de fato, frente a frente com o recrutador.

Agora que você já sabe como produzir um vídeo currículo encantador e se destacar na entrevista online, é hora de mostrar suas qualidades, corrigir os pontos a melhorar e seguir em frente, com esperança e cabeça erguida. Tenha certeza de que você vencerá essa batalha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *